De acordo com relatos da mídia, a presença do presidente na cidade poderia esvaziar o evento de lançamento da pré-campanha de Tabata Amaral, do Partido Socialista Brasileiro, para a prefeitura, que ocorrerá no mesmo dia no bairro Vila Misionera.
Amaral, que está em terceiro lugar nas pesquisas, conta com o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin, que participará do evento à distância.
Lula apoia o pré-candidato Guilherme Boulos, do Partido Socialismo e Liberdade, que lidera as pesquisas.
Por outro lado, o atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, está buscando o apoio do ex-governador Jair Bolsonaro.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, São Paulo é a maior cidade da América Latina e também a mais populosa.
A capital tem um território de mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e uma população estimada em 12,3 milhões de habitantes.
Fundada em 1554 pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, São Paulo começou como um pequeno centro missionário no contexto da colonização portuguesa.
Ao longo dos séculos, transformou-se em um dos centros urbanos mais importantes do hemisfério sul, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Brasil.
São Paulo também é conhecida por seu cenário cultural. Os teatros da Avenida Paulista, os museus do Parque do Ibirapuera e a arte de rua da Vila Madalena atraem moradores e visitantes de todo o mundo.
Uma curiosidade é que São Paulo só se tornou cidade em 11 de julho de 1711, dois séculos depois de ter sido reconhecida como vila.
O dia 25 de janeiro é considerado feriado municipal, ou seja, apenas na metrópole de São Paulo. Nas demais jurisdições do estado, não é.
rgh/ocs/mb