Os deputados aprovaram a proposta de lei sobre Segurança Nacional, com 112 votos a favor, zero contra e 81 abstenções, correspondente ao grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola e ao misto, constituído pelo Partido da Renovação Social e a Frente Nacional de Libertação de Angola.
O texto, que tal como os restantes órgãos jurídicos passará agora por um processo de debate especializado antes de regressar ao Parlamento, é necessário adequar-se ao que está estabelecido na Constituição.
Segundo a explicação do Ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, actualiza o conceito de segurança nacional e define uma nova forma de organização e funcionamento das instituições, órgãos e serviços da esse sistema.
Trata-se de adaptar-se às mudanças e desafios dos cenários, tanto nacionais como internacionais nesta matéria, acrescentou.
Da mesma forma, foi aprovada a proposta de Lei de Combate ao Contrabando de Produtos Petrolíferos, com 174 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções do Partido Humanista de Angola.
O assunto preocupa as autoridades, uma vez que as redes de contrabando de hidrocarbonetos estão a aumentar, o que exige que tomem medidas baseadas num sistema jurídico adequado.
A legislação prevê o quadro geral de responsabilidade penal para a prática de crimes que afectem especialmente a importação ou exportação, armazenamento, transporte, distribuição e comercialização de produtos petrolíferos.
Entretanto, a proposta legislativa que moderniza o sistema nacional de mediação de seguros foi aprovada por unanimidade.
O texto adapta o sistema aos princípios e melhores práticas internacionais, em consonância com a realidade económica e social do país e fortalecendo os mecanismos de defesa do consumidor.
O Parlamento votou também o Projecto de Resolução para a ratificação por Angola do Protocolo de Pescas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, um instrumento fundamental na arquitectura económica da região e uma das bases para a materialização de estratégias de segurança alimentar.
gas/kmg/glmv