O avião do líder francês aterrissou na quinta-feira em Jaipur, Rajasthan, no norte da Índia, e ele deve se juntar ao primeiro-ministro indiano Narendra Modi para uma visita a locais históricos e um passeio pela cidade rosa, de acordo com relatos da mídia.
De acordo com a programação divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Índia, Macron manterá conversações com Modi e com o presidente Droupadi Murmu durante sua estada de dois dias na Índia.
Como parceiros estratégicos, a Índia e a França compartilham um alto grau de convergência em uma série de questões regionais e globais, conforme apontado pelo portfólio em diversas ocasiões.
O chefe de estado francês visitou Nova Delhi para participar da Cúpula do G-20 sob a presidência indiana em setembro de 2023, quando as duas nações comemoraram o 25º aniversário de sua parceria estratégica.
Modi também foi o convidado de honra no desfile militar em Paris, em 14 de julho, para comemorar o aniversário da tomada da Bastilha, um evento que marcou o início da Revolução Francesa em 1789.
A agenda do primeiro-ministro indiano na capital francesa incluiu reuniões com Macron e outras autoridades, uma reunião com a comunidade indiana, participação em um fórum de negócios, entre outras atividades.
jf/lrd/bm