Segundo especialistas, as temperaturas mais altas resultantes do aquecimento global estão mudando o estilo de vida desses animais no Alpes Europeus. A espécie é forçada a mudar seus hábitos diurnos para noturnos para evitar o dias quentes, transformando-se em mais vulnerável a açougueiros como lobos, pois isso dificulta a sua movimentação, o que pode levar ao eventual declínio da sua população.
Pesquisadores das universidades de Sassari e Ferrara, na Itália, monitoraram 47 cabras montesas há 14 anos, entre 2006 e 2019, utilizando sensores de movimento e rastreadores de sistema de posicionamento global.
Os resultados do trabalho, intitulado Procurando refúgios temporários contra o estresse térmico: aumentando a atividade noturna apesar do risco de predação, foram publicados no Royal Society Journal.
Observaram que as atividades noturnas do íbexes aumentaram durante os dias mais quente e as noites mais brilhante graças à iluminância da Lua.
A migração para áreas favoráveis pode ser dificultada pela presença humana ou pela estrutura da paisagem e, nesses casos, a Os animais podem manter a sua amplitude atual e o nicho térmico ideal modificando o seu nicho ecológico na dimensão temporal, ou seja, os seus ritmos de atividade diária, escreveram os especialistas.
Os animais fazem isso para alcançar o equilíbrio energético e a dissipação eficiente do calor devido no máximo horas fresco à tarde, acrescentaram.
Machos e fêmeas eram ativos durante a noite, mas as fêmeas eram menos ativas quando acompanhadas por um cabrito.
“Descobrimos um aumento constante na atividade noturna das fêmeas em resposta às altas temperaturas diurnas, mesmo quando acompanhadas por filhotes e na presença de predadores”, observaram os pesquisadores.
Além das alterações climáticas, outras pressões, como as atividades humanas, o desenvolvimento urbano, a agricultura, a caça e outras ameaças, também estão a impulsionar o aumento da atividade noturna nas espécies de mamíferos.
A necessidade de animais escapando do excesso de calor supera o impulso de evitar predadores, resumiu o estudo.
mem/abm/ls