Ao criar a data, a ONU destaca a importância de o mundo avançar para sistemas energéticos mais modernos, acessíveis e sustentáveis que ajudem a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 através da transição energética global para as chamadas energias limpas.
As energias renováveis, limpas ou verdes são aquelas obtidas a partir de recursos naturais inesgotáveis, como a luz solar, ou que são constantemente regeneradas num curto espaço de tempo.
Estas fontes não geram emissões de gases com efeito de estufa nem poluentes atmosféricos nocivos, contribuindo assim para a redução do impacto ambiental e das alterações climáticas.
Dentre as energias limpas, destaca-se a fotovoltaica, obtida por meio de painéis solares que convertem a luz solar em eletricidade.
Da mesma forma, a energia eólica produzida pela força do vento por meio de turbinas que geram eletricidade, e a energia hidrelétrica, que é gerada a partir da força do movimento da água, por meio de barragens ou reservatórios.
Da mesma forma, a energia geotérmica é extraída do calor interno da Terra, aproveitando o calor natural abaixo da superfície terrestre para gerar eletricidade ou aquecimento.
Além disso, a biomassa, derivada de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, florestais ou orgânicos, utilizada para gerar energia. térmico ou elétrico.
Estas fontes de energia são sustentáveis a longo prazo e contribuem para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, promovendo um sistema energético mais sustentável e amigo do ambiente.
mem/abm/ls