Bening busca obter sua primeira estatueta na categoria de Melhor Atriz Principal, em batalha com fortes concorrentes como Emma Stone (‘Poor Creatures’), Lily Gladstone (‘The Moon Killers’), Sandra Hüller (‘Anatomy of a Fall’) e Carey Mulligan (‘Master’).
O Oscar escapou ao artista experiente, cujas indicações anteriores foram para Melhor Atriz Coadjuvante por ‘O golpistas’ (1991); Melhor Atriz Principal por ‘Beleza Americana’ (2000); ‘Conhecendo Julia’ (2005) e ‘O caras estão bem ‘(2011).
A competição está acirrada nesta temporada, mas embora os críticos aqui inclinem seus votos principalmente para Emma Stone e Lily Gladstone, nada Foi escrito para alguém que mais do que provou seu valor durante décadas. Uma prova confiável é que agora ele está em busca do Oscar pela quinta vez.
Bening é mãe de quatro filhos com o ator Warren Beatty, e também é uma ativista muito comprometida com a união e a defesa de seus direitos.
Nyad transformou o artista sexagenário em uma sensação que ganhou as manchetes em um filme biográfico estrelado pela nadadora estadunidense de longa distância Diana Nyad, que aos 60 anos, 30 depois de abandonar a disciplina para seguir a carreira de jornalista esportivo, ele fica obcecado em alcançar o feito que lhe havia escapado: o Everest da natação.
Determinada a nadar quase 180 quilômetros (km) de Cuba até a Flórida, e determinada a ser a primeira pessoa a nadar sem a proteção de uma gaiola de tubarão, Diana embarca em uma emocionante aventura de quatro anos com sua grande amiga e treinadora Bonnie Stoll (Jodie Foster) e uma equipe totalmente dedicada.
O filme estreou no ano passado no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, onde os cineastas disseram à imprensa que Bening trabalhou conscienciosamente para estrelar o filme e, a partir daquele momento, os críticos a colocaram na disputa pelo Oscar.
Este filme é sobre a realização de um sonho há muito perdido e para Diana é uma forma de demonstrar a si mesma e a todos que a idade não consegue superar a sua tenacidade.
E aí a atriz e a personagem também coincidem, na perseverança numa idade em que não há muitas apostas por conta própria do seu triunfo. Porém, a protagonista de ‘American Beauty’ retorna mais uma vez, com um puro nado peito e sem medo do tubarões, para a batalha pelo Óscar.
Nyad é dirigido por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, e além de Foster, Rhys Ifans e Ethan Jones Romero, entre outros artistas.
E para fechar o sucesso de uma produção que chegou até aqui sem muito alarde, o filme marca também a volta aos ringues da veterana Foster, duas vezes vencedora do Oscar, agora com indicação de Melhor Atriz Coadjuvante.
Como sua co-estrela de Nyad, a lembrada atriz de Silêncio dos Mortos Lambs obteve sua quinta candidatura à estatueta pelo drama de um nadador veterano e perseverante.
Mas esse é outro assunto para uma nova edição do Faces dos Óscar 2024, publicado pela Imprensa Latina.
rgh/dla/ls