A procura pela obra anda de mãos dadas com o filme homônimo do diretor espanhol Juan Antonio Bayona, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Cabelo e Maquiagem.
O filme é baseado no livro de Vierci, que recria o acidente nos Andes de um avião da Força Aérea Uruguaia (FAU) em 1972 com 45 pessoas a bordo, e a odisseia pela vida de 16 sobreviventes ao longo de 72 dias.
“Acompanha o fenômeno do filme. Sempre falei com Bayona que ia ser uma onda, mas aconteceu um tsunami, que não dá para calcular”, diz o escritor uruguaio sobre o boom dos novos livros.
“As edições esgotam-se exponencialmente; Chegam na livraria e já estão esgotados”, disse à publicação Portal Montevidéu.
O jornalista também afirmou em seu relato no X que The Snow Society é “o livro mais vendido na Amazon”, o site de vendas online.
Estou de quatro conversando com os editores; mas o que acontece é que eles também ficam sobrecarregados, porque era um fenômeno que não sabíamos que iria acontecer. “Está acontecendo algo que não foi planejado”, disse Vierci.
Desde 2022, para o Uruguai e a América Latina, é publicado pela Planeta, que naquele ano lançou a edição comemorativa dos 50 anos do acidente do voo 571 da FAU.
“Depois teve uma edição que publicamos no jornal El País, do Uruguai, que também esgotou. Isso está acontecendo, me ligam do México, de toda a América Latina, da Espanha, dos Estados Unidos. “É uma loucura”, acrescentou.
npg/ool/ml