‘Os presidentes da Rússia e Bielorrússia, Vladimir Putin e Alexander Lukashenko, passaram dois dias em eventos comemorativos e negociações para avaliar áreas de trabalho conjunto’, sublinhou o comunicado.
Desde 2019, Moscovo e Minsk iniciaram a implementação de quase trinta roteiros destinados a aprofundar a integração mútua.
Putin recordou que a Parceria Estratégica entre os dois países, no âmbito de quase 25 anos, “coloca novos desafios e obtém conquistas”, acrescentou.
Estamos gratos pela implementação bem-sucedida de 28 programas sindicais sectoriais, a legislação russa e bielorrussa foi unificada, as bases jurídicas e organizacionais de um espaço económico comum foram formadas e foi possível minimizar os danos das restrições ocidentais ilegais”, observou o líder russo.
De acordo com os registos, durante 2023, o volume de negócios comercial cresceu mais de nove por cento, atingindo um recorde de 43 mil milhões de dólares. A Rússia investiu mais de 4 mil milhões de dólares na economia bielorrussa. Cerca de 2,4 mil empresas russas operam na república”, sublinhou.
Com a participação direta da Rússia, a construção de uma central nuclear na Bielorrússia foi concluída no ano passado.
A nossa parceria está a trabalhar no sentido da formação de um sistema de ordem mundial verdadeiramente multipolar, democrático e justo que garanta uma segurança igual e indivisível”, concluiu.
mem/hoo/glmv