A missão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura informou sobre a apresentação da iniciativa apoiada pelo Fundo para a Pandemia e seus parceiros.
Os Ministros da Saúde, Lia Taddese, o Ministro da Agricultura, Girma Amente, funcionários das agências das Nações Unidas, do Fundo e dos parceiros de desenvolvimento, entre outros, participaram na cerimônia de apresentação.
As intervenções forneceram informações vitais para preparar o caminho para esforços colaborativos para fortalecer os cuidados de saúde, disse a fonte.
Criado em Setembro de 2022 e lançado oficialmente durante uma reunião do G20, o Fundo para a Pandemia, patrocinado pelo Banco Mundial, é o primeiro mecanismo de financiamento multilateral dedicado a fornecer subvenções plurianuais para ajudar os países de baixo e médio rendimento a prepararem-se melhor para futuras pandemias.
O conselho de administração desse mecanismo aprovou uma doação de 500 milhões de dólares em Dezembro passado para a sua segunda ronda de financiamento destinada a ajudar essas nações a intensificarem os seus esforços para se prepararem melhor para eventos de saúde deste tipo.
jf/nmr/ls