O CEO do grupo etíope, Wayo Roba, disse que há interesse em cooperar com seu colega cubano em biotecnologia de cana-de-açúcar, desenvolvimento de vários produtos, gerenciamento de operação e manutenção de máquinas, fornecimento de acessórios e capacidade de infraestrutura, informou a estatal Fana Broadcasting Corporate.
Roba disse que a experiência da ilha caribenha será vital para aproveitar o potencial da Etiópia no desenvolvimento da gramínea e tornar o setor eficaz, bem como para supervisionar as reformas em andamento.
Sobre o trabalho do governo nacional para privatizar oito usinas de açúcar, ele disse que Havana também pode contribuir nesse sentido devido ao seu trabalho em outros países.
Disse que eles identificarão áreas em que os dois lados podem trabalhar juntos e assinarão um acordo bilateral.
As discussões com a delegação caribenha em Adis Abeba seguem uma reunião entre o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, e o vice-presidente cubano, Salvador Valdés, em novembro passado, durante a qual eles exploraram o fortalecimento da cooperação no setor médico, nos serviços de turismo, na educação e no setor açucareiro.
oda/nmr/bm