Em declarações à imprensa, o diretor da Comissão, Sy Mamabolo, detalhou que a entidade está pronta a partir de hoje para realizar o registro dos cidadãos que desejarem fazê-lo em 23.303 escolas em todo o país.
“A Comissão Eleitoral realizará o segundo fim de semana de registro de eleitores nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2024, em preparação para as eleições gerais da Assembleia Nacional e das legislaturas provinciais”, explicou Mamabolo.
Os eleitores em potencial, acrescentou, podem visitar os postos de registro para inspecionar ou atualizar seus dados, ou fazê-lo on-line.
Para realizar o processo, acrescentou o funcionário, mais de 69.718 pessoas foram recrutadas e treinadas para o fim de semana.
Como parte desse processo, disse ele, os nomes do pessoal treinado também foram compartilhados com os comitês de ligação política municipal para facilitar as objeções contra aqueles considerados inadequados.
Dos funcionários designados, disse ele, 53.28 são mulheres e 16.690 são homens.
A meta coletiva da Comissão, resumiu ele, é garantir que todos os eleitores elegíveis na África do Sul estejam registrados para votar nas eleições nacionais e provinciais de 2024.
Com poucas exceções, uma pessoa vota apenas na seção eleitoral em que está registrada.
mem/mv/bm