A partir das 6h, horário local, as seções eleitorais serão abertas e os eleitores poderão ir às urnas por 12 horas para escolher um prefeito e dois vice-prefeitos em cada um dos 84 cantões.
Também 518 vereadores, que variam de acordo com a população de cada cantão, um sindicato, quatro conselheiros para cada distrito, exceto na Isla del Coco, e sete intendentes.
O TSE anunciou que 10.720.000 cédulas foram impressas para essas eleições, diferenciadas por cor para selecionar cada representante.
A lista eleitoral é composta por três milhões e 570.807 pessoas, sendo um milhão e 772.647 homens e um milhão e 798.160 mulheres.
Os eleitores de primeira viagem têm dois componentes: aqueles que completaram 18 anos desde as Eleições Nacionais de 2022, totalizando 123.372 pessoas.
Além disso, há 28.142 que não solicitaram uma cédula a tempo ou pediram sua incorporação com antecedência, bem como 672 pessoas que chegaram do exterior e se tornaram cidadãos costarriquenhos após as eleições presidenciais de 2022.
Entre os eleitores de primeira viagem estão 226 jovens que completarão 18 anos em 4 de fevereiro.
Eugenia Zamora, a magistrada que preside o TSE, considerou as eleições históricas, dado o grande número de cargos a serem eleitos ao mesmo tempo.
O dia apresenta várias novidades, como a votação eletrônica, que será usada em 25 localidades que tiveram a maior participação nas eleições de 2026 e 2020.
A paridade horizontal de gênero dos candidatos nos diferentes partidos e a impossibilidade de reeleição indefinida são outras variantes que estão sendo aplicadas pela primeira vez.
Há apenas alguns dias, Zamora conclamou as pessoas a participarem e exercerem seu direito de voto.
Temos muitos motivos para fazer isso. Temos um lugar no mundo sob nossos pés, que chamamos de nossa terra natal, nosso pedacinho da Costa Rica, refletiu ele.
oda/alb/mb