Segundo o presidente do país, Irfaan Ali, a ideia é instalar a escola na cidade de East Berbice-Corentyne. Ainda não se sabe quando abrirá as portas, mas as propinas serão as mesmas que as pagas pelos estudantes no campus de Saint Augustine (Trinidad e Tobago).
O diretor da UWI, o Dr. Hélder, considerou o novo centro como uma ameaça para a faculdade de medicina da Universidade da Guiana, afirmando que “a concorrência faz parte da vida e é necessária para melhorar a qualidade”.
A UWI foi fundada em 1948 e tem filiais em Mona (Jamaica), St Augustine (Trinidad e Tobago), Cave Hills (Barbados), o chamado Campus Global, que ministra cursos virtuais a partir de centros em 16 países da região, e o Five Islands, dedicado aos jovens de cinco Estados do Caribe Oriental.
O campus jamaicano é o mais antigo e foi inaugurado no mesmo ano em que a universidade nasceu.
Em 2016, lançou uma estratégia a 10 anos para se tornar uma das instituições universitárias mais respeitadas do mundo, para ser financeiramente sustentável e para contribuir para a revitalização do desenvolvimento e crescimento das economias do Caribe.
mem/ymr/glmv