Um relatório da Secretaria de Gestão de Riscos advertiu nesta segunda-feira que há 26 rios com tendência a aumentar seu nível devido às chuvas.
Na província de Imbabura, no norte do país, a água arrastou tudo o que encontrava pelo caminho, troncos, pedras, lama e até bens domésticos, enquanto os bombeiros evacuavam as pessoas que estavam presas dentro de suas casas.
De igual modo, em zonas de Guayas, no litoral, registaram-se fortes chuvas que provocaram acidentes de viação e em Pichincha, nas terras altas, registou-se um deslizamento de terras.
O Instituto Nacional de Hidrologia e Meteorologia (Inamhi) mantém um alerta ativo para chuvas, tempestades e ventos que se prevêem até quarta-feira, 7 de fevereiro.
As províncias mais afectadas serão Santo Domingo, Manabí, Esmeraldas, Los Ríos, Guayas, Imbabura, Pichincha, Cotopaxi e Bolívar.
De acordo com as previsões do Comité Nacional para o Estudo Regional do El Niño (Erfen), embora o fenómeno climático esteja a evoluir moderadamente no Equador, as chuvas vão continuar neste país sul-americano.
ro/avr/glmv