Em uma mensagem televisionada no canal CGTN, o embaixador da ilha aqui, Alberto Blanco, lembrou que as duas nações são “bons amigos, bons irmãos e bons parceiros”, um adjetivo que o presidente Xi Jinping também usou para se referir aos laços bilaterais.
“Estamos confiantes de que, neste novo ano, nossa cooperação, confiança e apoio mútuo servirão mais uma vez como exemplo de irmandade inquebrantável entre os países socialistas”, acrescentou.
Blanco destacou o orgulho da maior das Antilhas por ser o primeiro país da América Latina e do Caribe a estabelecer laços diplomáticos com a República Popular da China, fundada por Mao Tsé-Tung.
“Desejo a todos vocês boa saúde, felicidade, muitos sucessos e prosperidade no ano novo”, disse ele em nome do governo, do Partido Comunista e do povo de Cuba.
A China está se preparando para celebrar o Festival da Primavera ou Ano Novo Lunar, o festival mais importante dessa cultura, que começa em 10 de fevereiro.
A partir dessa data, o país desfrutará de um feriado de uma semana, permitindo que as famílias se reúnam para dar as boas-vindas ao ano do dragão.
Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores da China saudou a inclusão do Festival da Primavera como um feriado da ONU, destacando a harmonia e a cordialidade dessa celebração.
De acordo com o porta-voz Mao Ning, os costumes do Ano Novo Lunar estão presentes em quase 200 países e regiões, tornando-o um evento cultural global.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o feriado é alegre e pacífico, simbolizando as bênçãos e o calor da primavera, bem como o núcleo espiritual da cultura chinesa de paz, harmonia e unidade.
jf/idm/bm