De acordo com a agência de notícias Télam, as pessoas se reuniram perto do Ministério do Capital Humano e ocuparam mais de 20 quarteirões à espera de serem atendidas pela chefe dessa pasta, Sandra Pettovello, e para pedir ajuda para cantinas comunitárias.
Por seu lado, o Ministério comunicou através da rede social X que os pedidos devem ser efectuados através dos canais estabelecidos.
Na semana passada, Pettovello recusou-se a receber representantes de organizações como a UTEP e pediu a cada cidadão faminto que trouxesse seu documento de identidade ou escrevesse para um endereço de e-mail.
O porta-voz da Presidência argentina, Manuel Adorni, assegurou que Pettovello não convocou nem convoca ninguém.
Estamos a fazer a linha da fome para tornar visível e denunciar a situação de emergência alimentar que não é apenas na área em torno do Obelisco, mas é uma emergência a nível nacional”, disse Johanna Duarte, secretária da UTEP, à Télam.
Estamos a fazer a linha da fome para tornar visível e denunciar a situação de emergência alimentar que não é apenas em torno do Obelisco, mas é uma emergência a nível nacional”, disse Johanna Duarte, secretária da UTEP, à Télam.
Estão a decorrer acções semelhantes em várias províncias do país.
Neste dia, a Conferência Episcopal Argentina advertiu que centenas de milhares de famílias têm problemas para se alimentar bem e afirmou que “a alimentação não pode ser uma variável de ajuste”.
Por isso, pediu ajuda imediata para os refeitórios e outras instituições sociais e religiosas.
Numa mensagem intitulada “O pedido do pão quotidiano é um grito de justiça”, a Conferência apelou a que se “providencie às pessoas, às comunidades e ao povo tudo o que for necessário para ajudar os mais frágeis, especialmente as crianças, os adolescentes e os idosos”.
A inflação, que há anos cresce de dia para dia, está a afetar fortemente os preços dos alimentos, uma situação que é claramente sentida pela classe média trabalhadora, pelos reformados e por aqueles que não vêem os seus salários aumentados, afirmou.
ro/gas/glmv