O secretário-geral dos Comunistas da Sérvia, Dejan Jovanovic, e o membro do Departamento para a Cooperação Internacional, Arijana Kolunzić, informaram a embaixadora cubana no país dos Balcãs, Leyde Ernesto Rodríguez Hernández, desta decisão.
Durante o encontro, o diplomata cubano agradeceu o interesse dos comunistas sérvios num evento que conta com a participação de organizações de esquerda dos cinco continentes.
Rodríguez Hernández considerou que o fórum se realiza num cenário internacional complexo, com guerras na Europa e no Médio Oriente, em particular o genocídio contra o povo palestiniano em Gaza, que já fez mais de 27 mil mortos, incluindo 12 mil crianças.
Além disso, acrescentou, isto acontece também quando persiste a crise económica, social e ambiental no mundo, sem que o sistema capitalista dominante seja capaz de garantir a paz, a segurança e a solução dos problemas globais que afectam a humanidade.
Os comunistas da Sérvia mantiveram durante muitos anos a sua solidariedade militante na luta contra o bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba e na rejeição da sua inclusão arbitrária na lista de patrocinadores estatais do terrorismo.
Da mesma forma, em outubro de 2022, a referida formação de esquerda também participou no 22º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Havana.
ro/to/glmv