A reunião teve lugar na Casa Amarela do Ministério de Relações Exteriores e foi presidida pelos chanceleres Yván Gil, da República Bolivariana, e Karamoko Jean Marie Traore, do Estado africano, entre outras autoridades de ambas as nações.
Gil destacou que Caracas e Ouagadougou progrediram nos últimos anos em termos de cooperação técnica, com a assinatura de mais de 22 projetos de acordos em diversos setores.
O diplomata venezuelano expressou a confiança de seu governo em alcançar acordos de cooperação em diferentes áreas, com ênfase nos setores de mineração, petróleo e industrial, com o objetivo de transformar a aliança estratégica em um modelo de progresso a ser seguido.
Ele disse que, como um país produtor de petróleo, a Venezuela está muito interessada em fortalecer os setores de energia e mineração com Burkina Faso, e enfatizou que Burkina Faso é um grande produtor e exportador de ouro na África.
O diplomata bolivariano de alto escalão destacou que oito estudantes desse estado africano estão atualmente estudando na Escola Latino-Americana de Medicina Doutor Salvador Allende, em Caracas, graças à Fundação Gran Mariscal de Ayacucho.
Ele enfatizou a disposição da Venezuela de “aumentar imediatamente” a possibilidade de receber mais estudantes de Burkina Faso, nas áreas de medicina comunitária integral e outras de interesse estratégico, além de enviar jovens venezuelanos ao país africano como um programa de intercâmbio.
O ministro das Relações Exteriores burquinense considerou a cooperação muito importante e ratificou o compromisso de fortalecer a boa relação de amizade e cooperação com a nação sul-americana, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
Durante a reunião, a vice-presidente executiva Delcy Rodríguez recebeu Traore e a delegação que o acompanhava, composta por Sanó William, assessor especial do chefe de Estado burquinense, e Aminata Sano Congo, embaixadora em Brasília e com correspondência na Venezuela.
A Primeira Comissão Mista será concluída amanhã com a assinatura de importantes acordos de cooperação, anunciaram as autoridades.
Gil escreveu em sua conta no X que, com essa reunião de alto nível, “pretendemos chegar a acordos significativos” que impulsionarão a prosperidade de nossas nações e contribuirão para um futuro melhor para ambos os países.
npg/jcd/glmv