Um relatório divulgado na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) mostra que as vendas de produtos alimentícios caíram tanto em valor quanto em volume em 0,2 e 0,9%, respectivamente, enquanto os produtos não alimentícios permaneceram estáveis em valor, mas diminuíram em volume em 0,2 ponto.
Entretanto, em termos anuais, durante o último mês do ano passado, as vendas aumentaram 0,3% em valor, embora tenham diminuído 3,2 pontos percentuais em volume.
No total, em 2023, o valor das vendas no varejo cresceu 2,8% em relação ao ano anterior, graças principalmente ao componente de alimentos.
Os volumes, entretanto, diminuíram 3,7 pontos percentuais, com tendências substancialmente semelhantes para alimentos e não alimentos.
No nível econômico, todos os trimestres do ano passado registraram variações negativas no volume de vendas, enquanto os dados de valor, após o crescimento no primeiro trimestre, não apresentaram variações significativas nos nove meses restantes.
Em média, o varejo de grande escala registrou o aumento mais sustentado em valor em 2023, embora os outros canais de vendas também tenham fechado o ano com resultados positivos, mas com aumentos menores, acrescenta a fonte.
mem/ort/bm