Em um comunicado conjunto publicado, acrescentaram os temas fronteiriços e o tráfico de fentanil para continuar sendo sócios estratégicos.
O comunicado indica que ontem o presidente Andrés Manuel López Obrador recebeu a assessora de Segurança Interna da Casa Branca, Elizabeth Sherwood-Randall, no Palácio Nacional e reafirmou o compromisso do governo mexicano de trabalhar em conjunto com os Estados Unidos.
Seu objetivo é conseguir uma gestão ordenada e segura da migração, com uma perspectiva regional, abordando as causas fundamentais, respeitando plenamente a soberania de ambos os países e a política de boa vizinhança, amizade e cooperação.
Posteriormente, acrescenta o texto, a Secretária de Relações Exteriores, Alicia Bárcena Ibarra, chefiou a delegação mexicana que conversou com a delegação norte-americana liderada por Sherwood-Randall com o objetivo de dar continuidade ao diálogo mantido entre os dois presidentes.
Nesse sentido, ambas as delegações analisaram o progresso da estratégia binacional conjunta sobre questões de migração e destacaram o relacionamento cordial existente entre o México e os Estados Unidos. Enfatizaram a importância de dar continuidade aos esforços bilaterais, abordando as causas estruturais da mobilidade humana, a fim de alcançar uma migração ordenada, segura e regular a partir de uma perspectiva regional.
Eles também discutiram ações conjuntas para lidar com a epidemia de opioides sintéticos e combater o tráfico de armas, fenômenos que têm um impacto negativo na América do Norte. Concordaram que a troca de informações e o uso de programas de rastreabilidade serão fundamentais para interromper a entrada ilícita de armas e produtos químicos precursores do fentanil em sua fronteira comum.
Lembre-se de que nesta quarta-feira as duas delegações se reunirão novamente no âmbito da III Reunião do Comitê Trilateral do Fentanil, juntamente com uma delegação do Canadá.
ro/lma/mb