Na rede social X, o presidente da ilha caribenha desejou a Bukele sucesso na sua nova administração e ratificou a vontade da parte cubana de avançar no reforço das relações bilaterais entre os dois países.
O candidato do partido Nuevas Ideas obteve no domingo passado uma vitória esmagadora sobre o resto das forças políticas rivais, o que o tornará o primeiro presidente salvadorenho eleito para um segundo mandato consecutivo.
Segundo o próprio Bukele, em discurso no Palácio Nacional após a divulgação dos primeiros resultados das eleições, sua opção teria conquistado a presidência do país com 85 por cento dos votos.
Da mesma forma, Nuevas Ideas também obteve vitória na Assembleia Legislativa com 58 dos 60 deputados ao parlamento nacional, o que consolida o seu poder para continuar a promover as transformações económicas e sociais naquela nação.
Inúmeros governos como o do México, China, Honduras, Guatemala, Panamá e Uruguai, entre outros, felicitaram Nayib Bukele pela sua vitória nas urnas, o que ainda gera controvérsias entre os seus adversários.
Desde 1983, a atual Constituição salvadorenha proíbe a reeleição presidencial imediata, mas uma interpretação dos juízes da Câmara Constitucional do poder judiciário daquele país deu luz verde à possibilidade de reeleição consecutiva do presidente.
mem/lld / fav