A aeronave era pilotada pelo ex -presidente e ele estava acompanhado por sua irmã, Magdalena Piñera, seu amigo Ignacio Guerrero e seu filho, Bautista.
Por motivos desconhecidos, o helicóptero perdeu altitude ao sobrevoar o Lago Ranco e em determinado momento os três passageiros pularam na água e conseguiram nadar até a margem.
No entanto, o ex-governante não conseguiu soltar o cinto de segurança e afundou junto ao aparelho e o seu corpo foi resgatado por mergulhadores da Marinha a uma profundidade de cerca de 40 metros.
No local está o promotor Esquivel, pessoal da Brigada de Homicídios da Polícia Investigativa e funcionários do Grupo de Operações Especiais do Corpo de Carabineros. O corpo de Sebastián Piñera foi transferido para as instalações do Serviço Médico Legal da cidade de Valdivia.
Por ordem do presidente Gabriel Boric, será realizado um funeral de Estado e durante três dias a bandeira será hasteada a meio mastro em edifícios e instituições públicas em sinal de luto nacional.
Nesta quarta-feira o Ministro das Relações Exteriores, Alberto van Klaveren, dará conta das diversas cerimônias protocolares que serão realizadas durante o funeral de Estado do ex-presidente.
Pertencente ao partido de direita Renovação Nacional, Sebastián Piñera governou o Chile por dois períodos: 2010-2014 e 2018-2022.
Seu segundo mandato foi bastante polêmico e marcado pela revolta social que levou milhões de pessoas às ruas para protestar contra o modelo neoliberal e as desigualdades sociais.
rgh/car/cm