De acordo com a agência de notícias estatal KCNA, o 30º Plenum da 14ª Assembleia Popular Suprema revogou o Comitê para a Reunificação Pacífica da Pátria, a Diretoria de Colaboração Econômica Nacional e a Diretoria de Turismo Internacional para o Monte Kumgang.
O mais alto órgão do poder estatal considerou que esses mecanismos, criados em 2005, não fazem sentido porque as ações de Seul praticamente levaram as partes a uma situação de guerra.
Também por unanimidade, a Assembleia Popular Suprema aprovou a implementação de um plano mestre para o desenvolvimento urbano e territorial da área de Munphyong, a fim de proporcionar melhores condições de vida para seus habitantes.
As regulamentações revogadas foram a base para a implementação da cooperação entre as duas partes da Coreia, incluindo a lei sobre o Monte Kumgang, que foi adotada em 2011 e regulamenta como fazer investimentos conjuntos nessa área turística especial.
As decisões da Suprema Assembleia Popular ocorrem em um momento em que a RPDC acusa a Coreia do Sul de ameaças e provocações contínuas que podem levar a uma situação de guerra.
ro/asg/glmv