Quinze músicos da Orquestra Nacional Juvenil do Serviço Oficial de Radiodifusão, Espetáculos e Espetáculos (Sodre), um instituto público dedicado à produção e difusão de espetáculos artísticos e culturais, bem como à formação através de suas diversas academias, viajarão à Antártida para o concerto.
O concerto será conduzido pelo maestro Ariel Britos e por César Roig, compositor da trilha sonora de ‘Antarctica: El continente de todos’, uma minissérie audiovisual produzida pela equipe de Mídia Pública do país sul-americano.
Os músicos viajarão no dia 13 de fevereiro para a Base Antártica Científica Artigas (BCAA), designação oficial da base uruguaia no continente, fundada em 22 de dezembro de 1984 na Ilha Rei George, nas Ilhas Shetland do Sul, a cerca de 100 quilômetros da Península Antártica e a mais de 3 mil quilômetros desta capital.
Será um concerto “Pela Paz e pela Ciência” e incluirá composições musicais uruguaias e uma suíte sinfônica do músico valenciano Roig Espí, baseada nos seis temas que compõem a trilha sonora original da minissérie mencionada acima.
Os músicos levam consigo uma obra do artista Grisel Pereyra, feita em vidro cristalino e pigmentos fotoluminescentes que expressam a pureza, a vida e as histórias presas e desconhecidas no gelo dessa região do planeta, que permanecerá na base como uma lembrança do concerto.
ro/ool/glmv