Nas zonas rurais da província de Deir Ezzor, situada a cerca de 450 quilómetros a nordeste desta capital, os militares do Centro de Coordenação Russo sediado na base de Hemeimen, em Latakia, ofereceram 300 cabazes de alimentos básicos às famílias mais carenciadas da localidade de Islah al-Husseinieh.
O supervisor do processo de assistência, Abdulaziz Diab, esclareceu que a distribuição da ajuda é mensal e tem como objetivo aliviar as difíceis condições que os sírios atravessam em consequência do bloqueio económico dos EUA.
Enquanto esteve na província de Hasakeh, no nordeste do país, o Departamento de Saúde recebeu insumos e medicamentos genéricos e terapêuticos, bem como soros e medicamentos para doenças dermatológicas.
Por outro lado, foi relatado aqui que o Ministério de Situações de Emergência da Rússia começou a estabelecer um centro de treinamento para bombeiros e equipes de resgate na Síria.
Para tal, a Rússia fornecerá ao país árabe maquinaria e equipamento especializado produzidos localmente, o que reforçará ainda mais a capacidade de resposta dos serviços de emergência sírios em qualquer situação.
Os beneficiários locais da assistência expressaram a sua gratidão aos amigos na Rússia por apoiarem o povo e o exército sírios na luta contra o terrorismo e por fornecerem assistência humanitária ao povo.
Segundo Moscou, a ajuda do exército russo à Síria contribuiu para a libertação de 90 por cento do seu território do terrorismo.
Além disso, foram realizadas mais de quatro mil operações de ajuda humanitária desde 2015, durante as quais foram entregues cerca de 600 mil toneladas de alimentos, medicamentos e materiais básicos.
mem/fm / fav