“A cooperação é realizada no contexto de um contrato de longo prazo para a exportação de componentes de combustível nuclear para o reator ETRR-2 para o Egito, disse a Rosatom.
A lista de produtos inclui componentes de urânio, bem como liga de alumínio e pó de alumínio. A entrega está prevista para 2024.
O reator de pesquisa ETRR-2, projetado pela Argentina, está localizado no Centro de Pesquisa Nuclear de Inshas. Ele é usado para pesquisas em física de partículas, ciência de materiais e produção de radioisótopos.
As perspectivas de desenvolvimento de negócios da TVEL no mercado egípcio também estão relacionadas ao fornecimento de combustível nuclear para a futura usina nuclear de El Dabaa (o contrato correspondente entrou em vigor em 2017).
A usina nuclear em construção com quatro reatores VVER-1200 é o maior projeto no âmbito da cooperação russo-egípcia. Em janeiro de 2024, os presidentes da Rússia e do Egito, Vladimir Putin e Abdel Fatah al Sisi, lançaram a construção do quarto reator na usina nuclear de Dabaa.
mem/gfa/bm