A chamada ‘operação especial’ começou há vários dias e este fim de semana concentrar-se-á nas localidades em que no último processo eleitoral se registou um elevado número de votos inválidos.
A JCE adiantou que, no sábado e no domingo, os seus membros estarão distribuídos pelas localidades do Sul, nomeadamente em Bahoruco e Azua, enquanto na região Leste o pessoal visitará Veron Punta Cana e, em Seibo, estará destacado em Santa Lucia e Pedro Sanchez, entre outras.
Na região de Cibao Norte, a jornada abrangerá Santiago de los Caballeros, Santiago Oeste, Hato del Yaque, Jaragua e La Canela.
Centenas de localidades serão também visitadas pelos membros deste organismo na Grande Santo Domingo, Bonao e La Vega.
O pessoal instruirá milhares de pessoas com 20 mil boletins educativos sobre como votar, o que é o voto preferencial e explicará as características das eleições municipais, entre outros aspectos.
Esta jornada, tal como as anteriores, será alargada às praças comerciais e universidades da Grande Santo Domingo, paragens de autocarro, empresas, parques e artérias comerciais.
A iniciativa é coordenada pela Direção das Comunicações, com o apoio da Direção das Eleições, bem como das Juntas Eleitorais de cada município.
Mais de oito milhões de dominicanos são chamados às urnas em 18 de fevereiro para as eleições municipais, enquanto as eleições presidenciais terão lugar em maio.
lam/mpv/glmv