De acordo com o Gabinete do Chefe do Governo Etíope, a análise dos intervenientes federais e regionais centra-se na reconstrução pós-conflito e na implementação do acordo de paz do país.
Da mesma forma, responde às disposições da Proclamação 359/8995 e da Declaração de Paz de Pretória no seu artigo 10 (1).
A Câmara dos Representantes do Povo (parlamento), numa sessão extraordinária, retirou a Frente de Libertação do Povo de Tigray (TPFL, sigla em inglês) da lista de terroristas em 22 de março.
Desde maio de 2021, fazia parte dessa lista a TPFL, grupo que confrontou o exército federal em 4 de novembro de 2020 e que iniciou a eclosão de uma guerra no norte do país, que mais tarde se estendeu a diversas zonas das regiões Afar e Amhara, onde os danos também foram catastróficos.
Após 10 dias de diálogo em Pretória, África do Sul, no dia 2 de novembro de 2022, mediado pelo ex-presidente nigeriano Olusegun Obasanjo, enviado especial da União Africana, o governo e a Frente anunciaram a cessação das hostilidades e a retomada da ajuda humanitária a população da jurisdição.
mem/rmn/ls