O embaixador do Paquistão em Adis Abeba, Atif Sharif, que lidera o grupo visitante, destacou durante o encontro que as relações diplomáticas entre os dois países atingiram um maior nível de eficácia e melhoria, citado pela televisão estatal Fana Broadcasting Corporate.
Sharif acredita que o diálogo abrirá caminho para o estabelecimento de ligações entre as universidades militares das duas nações através da formação em transferência de tecnologia, educação e investigação.
Especificou que estas instituições educativas podem garantir benefícios mútuos com o intercâmbio de práticas eficazes para melhorar as suas capacidades de ensino e aprendizagem.
Acrescentou que os centros de estudos superiores militares colaborarão em programas de formação que abrangem tecnologias de informação e comunicação, cibersegurança, engenharia aeronáutica e áreas afins.
Por seu lado, Regasa descreveu a relação entre a Etiópia e o Paquistão como significativa e mencionou a participação ativa da sua instituição em investigação prática e estudos de impacto, tirando partido de colaborações tecnológicas com centros pares, destinadas a melhorar a competência dos militares.
Revelou que a universidade está matriculando e ensinando soldados de vários países africanos através de uma série de programas educacionais.
Sublinhou a importância de universidades homólogas na Etiópia e no Paquistão colaborarem em exercícios conjuntos de formação centrados em questões substantivas para fortalecer as suas capacidades militares coletivas.
mem/rmn/ls