Um relatório publicado na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) mostra que a dinâmica da tendência do índice foi negativa em quase todos os meses do ano passado, e a rede de fatores sazonais foi caracterizada por quedas conjuntas em quase todos os trimestres, exceto no terceiro.
Entre os principais grupos do setor, apenas o setor de bens de capital registrou crescimento em 2023 em comparação com o ano anterior, afirmam especialistas da instituição.
Em dezembro passado, o índice total diminuiu em termos de tendência em 2,1% e houve aumentos apenas para os ativos instrumentais, que aumentaram 0,7 ponto percentual, enquanto os bens de consumo, bens intermediários e energia diminuíram 1,3, 3,3 e 4,4 pontos percentuais, respectivamente.
Os setores de atividade econômica que registraram os maiores aumentos de tendência no último mês de 2023 foram a fabricação de produtos de coque e petróleo refinado, que aumentou 6,0 pontos percentuais, enquanto a fabricação de equipamentos elétricos cresceu 5,5%.
As quedas mais significativas foram de 10,0% na fabricação de artigos de borracha e materiais plásticos, enquanto o fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar diminuiu 4,5 pontos percentuais, e a fabricação de máquinas e equipamentos sofreu uma queda de 3,3 pontos percentuais, acrescenta a fonte.
nmr/ort/bm