O Presidente da República, Gabriel Boric; Familiares, ex-presidentes, membros do Governo e convidados estrangeiros participarão das homenagens fúnebres de Piñera, falecido aos 74 anos em um acidente de helicóptero.
Posteriormente, a procissão partirá para o cemitério Parque del memoria, onde os restos mortais serão sepultados após uma cerimônia privada.
Piñera pilotava seu helicóptero na região de Los Ríos na terça-feira quando o aparelho caiu no Lago Ranco por motivos que ainda estão sendo investigados.
Os outros três passageiros (sua irmã Magdalena, empresário e seu filho) conseguiram se salvar e nadaram até a costa.
Sebastián Piñera, do partido de direita Renovação Nacional, ocupou a cadeira presidencial em dois períodos: 2010-2014 e 2018-2022, e alguns setores não descartaram uma nova candidatura para as eleições de 2025 como parte da coalizão Chile Vamos.
O seu segundo mandato foi marcado pela eclosão social de 2019, quando milhões de pessoas saíram às ruas para protestar contra as desigualdades sociais e foram reprimidas pelas forças de segurança, resultando em 30 mortes e milhares de feridos, incluindo mais de 400 com lesões oculares.
Piñera esteve envolvido em diversas investigações por corrupção, irregularidades e uso de informações privilegiadas, mas nunca foi processado por isso, lembrou o jornal El Siglo.
rgh/car/ls