De acordo com a agenda do evento, o evento culminará com uma palestra do vice-primeiro-ministro, Jorge Luis Perdomo.
Na opinião do ministro cubano, Walter Baluja, a Universidade 2024 já é um marco para o ensino superior cubano, “proporcionando uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos, a colaboração internacional e o fortalecimento da qualidade educacional”.
O chefe do Ensino Superior da ilha considerou o conclave um espaço favorável para sustentar os intercâmbios bilaterais e avançar no relançamento dos vínculos internacionais do ensino superior cubano, afetado pela pandemia da Covid-19.
Sublinhou que nestas jornadas de trabalho foi desenvolvido um amplo programa de atividades que lhes permitiu conhecer as vicissitudes da educação universitária a nível global.
Neste sentido, destacou a realização no âmbito do Congresso de um Fórum de Ministros e Autoridades do Ensino Superior, bem como a realização da última reunião preparatória do Conselho Regional do Ensino Superior que terá lugar em Março de 2024 em Brasil.
Sublinhou que o ensino superior cubano ficará mais fortalecido depois do conclave, que reafirmou o compromisso da ilha em melhorar a qualidade do ensino, fortalecer a investigação e o desenvolvimento, bem como promover um ensino comprometido com a transformação da sociedade.
Com mais de 2.100 delegados presentes, virtualmente e pessoalmente, a Universidade 2024 demonstrou a sua capacidade de reunir especialistas e profissionais de diversas disciplinas, destacou Baluja.
nmr/mks/ls