De Cabinda, no norte, ao Cunene, no sul, cada território preparou estes dias de pausa no trabalho onde as tradições são protagonistas.
Em Luanda, as apresentações acontecerão na Marginal, onde está previsto o desfile de mais de 40 grupos culturais, entre crianças e adultos.
Na véspera, o coordenador executivo da Comissão Provincial Preparatória para a edição de 2024 do Carnaval, Victor Nataniel Narciso, disse em conferência de imprensa que estão criadas todas as condições para o arranque da festa.
Homenagens a ilustres músicos angolanos; aos Heróis do 4 de fevereiro que iniciaram a luta armada pela independência; e a seleção nacional de futebol Palancas Negras, fazem parte dos temas escolhidos nesta ocasião para as apresentações. Outras questões são os valores históricos e culturais da Ilha de Luanda, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a proteção do ambiente e a diversificação da economia, em particular da agricultura.
Além de desfrutar de música popular como semba, danças e trajes coloridos, o desfile tem um carácter competitivo, para cujos prémios a Comissão dispõe de 58 milhões de kwanzas (cerca de 68 mil dólares).
“Para esta edição procurámos melhorar os valores dos prémios para dar aos grupos uma merecida dignidade, embora nunca sirva para cobrir as despesas incorridas pelos grupos durante a sua preparação”, disse Nataniel Narciso.
ro/kmg/ml