“”Tsehay”, o primeiro avião fabricado na Etiópia na década de 1930 e entregue pelo governo italiano na semana passada, chegou à #Etiópia”, revelou o Gabinete na sua conta na rede social X.
Em 30 de janeiro, o chefe do governo etíope, Abiy Ahmed, agradeceu ao seu homólogo italiano, Giorgia Meloni, por facilitar a devolução do avião.
“Hoje é um dia de grande orgulho para os etíopes, pois celebramos a entrega oficial de” Tsehay “pelo governo italiano. Estendo minha imensa gratidão à primeira-ministra @GiorgiaMeloni por seu apoio durante o ano passado para facilitar seu retorno.”, escreveu Ahmed em sua conta na rede social X.
Ele lembrou que o Tsehay foi construído através dos esforços colaborativos do engenheiro alemão e do piloto do imperador, Herr Ludwig Weber, e dos etíopes.
A aeronave, batizada em homenagem à filha do imperador Haileselassie I (1930-1936), Princesa Tsehay, surgiu como uma versão de dois lugares com duplo controle e motor mais potente. Ele foi levado para a Itália durante a Segunda Guerra Ítalo-Etíope (1935-1936).
ro/rmn/ml