Realizado no dia anterior, o evento teve lugar no Salão Avellaneda do Teatro Nacional em homenagem aos Instrutores de Arte, que contribuem para o desenvolvimento da cultura cubana com a formação de futuros profissionais.
Yusmilis Dubrosky, diretor do departamento de comunicação do Centro Nacional de Escolas de Arte (CNEArt), disse à Prensa Latina que o espetáculo contou com a participação de alunos dos níveis elementar e intermediário da Escola Nacional de Balé.
A gala incluiu a apresentação do balé “O Quebra-Nozes”, com coreografia baseada no original de Marius Petipa, e uma suíte do balé “A Bela Adormecida”, com coreografia baseada na versão de Alicia Alonso, ambos com música de P.I. Tchaikovsky.
A noite contou com a presença de personalidades como Viengsay Valdés, primeira bailarina e diretora do Ballet Nacional de Cuba (BNC), diretores do Consejo Nacional de Casas de Cultura (CNCC) em todas as províncias do país.
Além das apresentações especiais, Diango Gónzalez, diretor do CNCC, entregou um prêmio a Dani Hernández, bailarino principal do BNC e diretor da Escuela Nacional de Ballet, como agradecimento pelo evento.
Hernández descreveu a experiência como muito especial para ele e para todos os jovens dançarinos e enfatizou que tanto os alunos quanto os professores “deram tudo de si” na preparação dessa apresentação, que foi a primeira do ano realizada pela escola.
Ele também destacou o papel crucial desses eventos para o desenvolvimento da dança acadêmica na ilha caribenha e a contribuição constante para manter a escola de balé cubana no topo.
oda/mml/vnl/glmv