Neste primeiro desfile estão Unidos do Porto de Pedra, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro, Acadêmicos do Gran Rio, Unidos da Tijuca e a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense.
Cada escola terá entre uma hora e uma hora e dez minutos para desfilar.
Esta última venceu o Carnaval 2023 do Rio, com um desfile sedutor relacionado à cultura regional do nordeste multicolorido do gigante sul-americano.
Feliz demais! Dedico o título ao meu pai que faleceu (Luizinho Drummond). Foi ele quem fez a Imperatriz. Tenho certeza de que o céu está em festa e o Complexo do Alemão (bairro que abriga um conjunto de favelas). É para você, complexo!”, disse Catia Drummond, presidente da entidade, na ocasião.
A figura de Lampião, um sertanejo da década de 1930, mas herói popular, foi a responsável por capitanear a colorida caminhada.
Inspirada na chamada literatura de cordel, a escola conquistou 269,8 pontos e trouxe para casa seu nono troféu após 22 anos de seca.
Estudiosos afirmam que essas letras são um gênero popular, geralmente escritas em forma rimada, originadas de histórias orais e posteriormente impressas em folhetos.
O “de cordel” se popularizou nas regiões Norte e Nordeste e hoje está espalhado por todo o país.
O Carnaval do Rio de Janeiro é o mais emblemático do Brasil e é considerado por especialistas como o maior espetáculo do mundo, mas outros estados (Salvador, Recife, Olinda, Florianópolis e São Paulo) realizam seus bailes de máscaras anuais com suas próprias características regionais.
oda/ocs/glmv