Parece um meteorito, disseram alguns moradores de áreas costeiras do Pacífico como Puntarenas, Nosana e Guanacaste, que capturaram imagens de um flash de luz em vídeos. Outros aludiram que o que aconteceu no céu noturno da Costa Rica poderia ser lixo cósmico.
E estes últimos não estavam errados. O que foi visto a oeste da Costa Rica esta manhã foi lixo espacial, explicou Erick Sánchez, especialista do Planetário UCR.
É qualquer pedaço de foguete, satélite ou resto deixado pelo homem no espaço, explicou ao telejornal Teletica.
Este objeto viaja a uma velocidade aproximada de 10.000 a 20.000 quilômetros por hora, disse ele depois de garantir que possivelmente se tratava de lixo espacial, pode-se dizer que é uma seção de um grande foguete porque foi visto com muita clareza, ressaltou.
Para o especialista, é muito estranho que esse fenômeno possa ser observado, já que tradicionalmente ocorre no oceano ou em locais mais abertos.
Descartou a possibilidade de que tenha caído em algum lugar da Costa Rica, já que geralmente queimam completamente ao entrar na atmosfera.
A entidade científica informa que o evento astronômico era também visto na capital San José e na província caribenha de Limón, por volta das 02h00, horário local.
A instituição lembrou que esta não é a primeira vez que algum material vindo do espaço é visto na Costa Rica. Em 2019 foi relataram a queda de um meteorito que chamaram de Água Zarcas e cujos fragmentos foram coletados no norte desta nação centro-americana.
ro/alb/ls