O últimos três pacientes detectados foram diagnosticados no dia anterior no distritos capitais de Dangkor, Tuol Kork e Por Senchey de Phnom Penh e todos Os pacientes estão em tratamento, confirmou a pasta em comunicado.
Após anunciar a notícia, o Ministério da Saúde lembrou que o vírus Mpox é transmitido de pessoa para pessoa através de todas as formas de contato, seja sexual ou com feridas, fluidos corporais, saliva, gotículas no ar e objetos contaminados com o vírus, inclusive roupas, toalhas ou talheres, entre outros.
A varíola, acrescentou, também pode ser transmitida de mãe para filho através do cordão umbilical durante ou após o parto, se a mãe sofrer de síndrome de imunodeficiência.
Em julho do ano passado a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a chamada varíola símica como uma emergência de natureza preocupante a nível internacional, embora o risco então fosse moderado a nível global, mas elevado na Europa.
Segundo estatísticas da OMS, até 25 de janeiro, a doença se espalhou por 117 países, com mais de 93 mil casos e 176 mortes registradas em todo o mundo.
jf/mpm/ls