Na Sala de Arte, em frente ao histórico Parque Céspedes, especialistas, investigadores, artistas, estudantes e professores de escolas de arte e autoridades culturais reuniram-se para homenagear uma das obras sociais mais importantes do século XX em Cuba.
O painel teórico ‘125 anos de um museu no coração do seu povo’, foi integrado pela especialista Daniela Palma Monteverde, a D.C. Olga Portuondo, a Sra. C. Julieta Aguilera, a Lic. Annia Rojas e o Dr. C. Vicente González.
Os membros do painel falaram sobre a história do primeiro museu da biblioteca pública municipal de Cuba e os principais protagonistas do seu surgimento e desenvolvimento, bem como sobre o impacto cultural e social do museu para Santiago e Cuba.
Posteriormente, foi inaugurada uma exposição com quadros com imagens dos 21 directores do museu ao longo de 125 anos, e obras artísticas elaboradas por alguns deles.
Intitulada “Continuadores de la obra de Emilio Bacardí”, a exposição presta homenagem àqueles que preservaram e desenvolveram a ideia original de um patriota e do primeiro presidente da câmara da cidade.
mem/yvg/glmv