Uma nota publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé indica esta segunda-feira que o encontro, em privado e confidencial, começou às 09:00 locais na Biblioteca do Palácio Apostólico e durou quase sessenta minutos. Depois aconteceu a tradicional troca de presentes entre ambas as partes.
Milei deu ao Francisco os típicos alfajores argentinos, biscoitos recheados com chocolate e doce de leite, além de uma pasta com cópia da carta manuscrita do Chanceler José María Gutiérrez a Juan Bautista Alberdi, datada de maio de 1854, que o credencia como Encarregado de Negócios, representante na Europa e perante o Papa.
Incluía também uma imagem com o postal comemorativo emitido em 2017 por ocasião da beatificação de Mama Antula, como é conhecida María Antonia de Paz y Figueroa, a primeira santa daquela nação latino-americana, cuja canonização ocorreu no Vaticano, em Domingo de manhã, último.
O Bispo de Roma correspondeu-se com volumes de documentos papais, a Mensagem pela Paz 2024, o livro sobre a Statio Orbis, bem como um medalhão de bronze inspirado no Baldaquino de São Pedro.
O encontro de Milei com o Pontífice teve características singulares, após os ataques verbais contra ele durante sua campanha eleitoral, embora após assumir a presidência lhe tenha enviado uma carta convidando-o a visitar a Argentina e ao chegar a Roma descreveu-o como “o argentino mais importante da história”.
Após o encontro com o Papa, o presidente teve contato com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, do qual participou monsenhor Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e Organismos Internacionais.
Nessa conversa foram reafirmadas as boas relações entre o Vaticano e a Argentina, bem como o desejo de fortalecê-las ainda mais, e foi discutido o programa do novo governo do país do sul para enfrentar a crise econômica, além de abordar o situação internacional complexa, dados os problemas económicos e os conflitos de guerra.
Do lado argentino Essas reuniões contaram também com a presença da Ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, bem como dos chefes do Interior e do Capital Humano Guillermo Francos e Sandra Pettovello, respectivamente.
Também estiveram presentes outros membros da comitiva, entre eles a Secretária Geral da Presidência, Karina Milei, irmã do presidente, bem como o Secretário de Culto, Francisco Sánchez e Rabino Axel Wahnish, nomeado novo embaixador da Argentina Em Israel.
Milei, chegou à Itália no dia 9 de fevereiro, para cumprir uma agenda que incluirá, além dessa audiência com o papa Francisco, reuniões esta segunda-feira à tarde com a primeira-ministra Giorgia Meloni e o presidente deste país, Sergio Mattarella, após o qual retornará hoje à Argentina.
mem/ort/ls