Cuba espera beneficiar da experiência dos EAU em diferentes sectores para alcançar o desenvolvimento”, disse Marrero em declarações exclusivas à agência noticiosa dos Emirados Árabes Unidos WAM, durante a sua participação na Cimeira Mundial de Governos, que está a decorrer na capital.
Aproveitando a sua agenda de trabalho, o chefe de governo assinou um memorando de entendimento para o intercâmbio de experiências em matéria de desenvolvimento e modernização governamental, como testemunho do fortalecimento das relações bilaterais que tomaram um rumo mais expedito desde a visita do presidente Miguel Díaz-Canel aos EAU em novembro do ano passado.
Sublinhou ainda que Cuba, país altamente consumidor de combustíveis fósseis, conta com o apoio dos EAU para desenvolver diferentes projectos de energias renováveis, que a ajudarão na sua estratégia de eliminação total desta fonte de energia.
No sector agrícola, informou que ambas as nações estão a considerar a possibilidade de os EAU financiarem projectos conjuntos para a produção de alimentos na nação caribenha.
No âmbito da Cimeira Mundial dos Governos, Marrero participará amanhã num fórum empresarial sobre turismo, onde partilhará o espaço com cinco companhias aéreas locais para discutir opções de colaboração e complementaridade, a fim de reforçar este sector em benefício de ambos os países.
Elogiou igualmente a organização de cimeiras deste tipo pelos Emirados Árabes Unidos, considerando-a uma excelente oportunidade para abordar questões importantes e sensíveis como a governação, a Internet e a inteligência artificial.
Referiu-se também aos progressos realizados pela maior das Antilhas em termos de igualdade de género e de combate às alterações climáticas.
A este respeito, salientou que as mulheres são maioritárias entre os trabalhadores, académicos e parlamentares do país, além de desempenharem um papel muito importante em questões laborais, com responsabilidades e salários iguais.
No que diz respeito às alterações climáticas, falou do projeto Tarea Vida para identificar, com vista a 2050 e 2100, todos os impactos climáticos na nação do Caribe.
Na terça-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros dos EAU anunciou uma iniciativa entre os EAU, Cuba e Brasil para melhorar a colaboração em matéria de segurança alimentar, acordada na COP28 em dezembro do ano passado.
npg/mpp/glmv