Numa conferência de imprensa, os responsáveis do Cneart referiram-se também aos encontros internacionais de Educação Artística, Academias de Ensino de Ballet e Academias de Dança, que terão lugar em Cuba em março, maio, novembro e dezembro, respetivamente.
Os eventos serão presenciais, embora haja espaço para a participação online e esteja prevista a organização de workshops, masterclasses, concursos e apresentações.
A 29.ª edição do Encuentro Internacional de Academias para la Enseñanza del Ballet será dedicada ao 110.º aniversário do nascimento do bailarino e coreógrafo Fernando Alonso, um dos pais fundadores do Ballet Nacional de Cuba.
O conclave incluirá também o IV Concurso Internacional de Coreografia, o III Concurso Internacional “Pequeños”, o X Concurso Internacional Infantil e o XIX Concurso Internacional para Jovens Estudantes de Ballet.
Manter os laços de amizade e o intercâmbio internacional, interagir com critérios e experiências pedagógicas, reunir os amantes destas manifestações artísticas e estimular o desenvolvimento e a criatividade, são alguns dos objectivos estabelecidos pelas comissões organizadoras.
Estes eventos terão uma dimensão académica e artística pelo que significam para o desenvolvimento profissional, técnico-artístico e comunitário de alunos e professores, explicou Zulema Armas Morejas, subdiretora do Departamento de Relações Internacionais do Cneart.
Será uma oportunidade para partilhar experiências, conhecimentos e opiniões”, disse à imprensa na reunião em Havana, na qual também participaram Emilio Sobrino, diretor da Escola Nacional de Circo, e Roberto Luis Suárez, diretor-adjunto do mesmo centro académico.
npg/vnl/glmv