O ambicioso plano, que também define como objetivos cumprir dois milhões de turistas nacionais e obter receitas totais por mais 1,300 bilhões de dólares, foi ratificado na reunião anual do Ministério da Informação, Cultura e Turismo, realizada durante dois dias nesta capital.
Na reunião foi também anunciado que o Laos visa criar com sucesso o Padrão de Ecoturismo da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Este, disse o vice-ministro Vansy Kuamua citado pela agência de notícias KPL, será o projeto prioritário do governo durante a presidência rotativa do bloco no atual 2024.
Por outro lado, o próprio ministério se prepara para nomear a Cerimônia Baci, o Laos Dança (Lam Vong Lao) e dança da espada do Laos, para reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
No final de novembro passado começou aqui o Ano da Visita ao Laos 2024, coincidindo com o momento em que esta nação indochinesa assumiu a presidência rotativa da Asean.
O Ano… terá como tema “Um Paraíso da Cultura, Natureza e História do Laos” e será composto por 75 atividades em todo o país, 14 das quais serão realizadas a nível nacional e 61 em locais diversos.
Para o governo do Laos, o turismo constitui não apenas um setor econômico amigo do ambiente e um catalisador para o desenvolvimento socioeconômico, mas também uma forma importante de atrair moeda estrangeira que contribui para acelerar a recuperação econômica do país.
lam/mpm/ls