Segundo comunicado do FSB, a poucos quilômetros da cidade de São Petersburgo, capital da região de Leningrado, foi detido um estrangeiro, de quem foram apreendidos cinco artefatos explosivos.
Com esta ação foi evitado um ato de sabotagem-terrorista planeado pelos serviços ucranianos numa das instalações de infra-estruturas de energia e combustíveis daquele território russo.
Como resultado do monitoramento do sinal recebido sobre o aparecimento de uma pessoa suspeita na área do posto de distribuição de gás e das ações coordenadas, o criminoso foi identificado e preso, observou o FSB.
Num vídeo do interrogatório realizado, o homem indicou que chegou à Rússia por ordem do Serviço de Segurança da Ucrânia. “A tarefa atribuída era afetar o gasoduto, provocando uma explosão na tubulação”, disse o detido.
Afirmou ainda que recebeu as coordenadas do alvo através do serviço de mensagens da rede social Telegram.
O Serviço de Investigação do FSB da Rússia para São Petersburgo e região de Leningrado abriu um processo criminal contra o detido com os artigos 281 (sabotagem) e 222.1 (tráfico ilegal de dispositivos explosivos) do Código Penal Russo.
lam/gfa/ls