Fruto de uma doação da República Popular da China, a unidade, a quarta de seu tipo em Ciego de Ávila, fornecerá eletricidade até finais de março, terá uma capacidade de quatro megawatts, e seus operários trabalham na segunda etapa de execução já que dispõem dos elementos necessários para a montagem do transformador.
O primeiro secretário do Partido na província, Liván Izquierdo, destacou na sua conta na rede social X, o esforço dos membros da brigada de construção para levar a cabo a importante obra que faz parte da estratégia do país para a mudança da matriz energética.
No ano passado, a província de Ciego de Ávila entregou cerca de 16 mil megawatts/hora ao Sistema Elétrico Nacional (SEN) a partir dos três parques solares em funcionamento, poupando mais de 4 mil toneladas de combustível e reduzindo a quantidade de dióxido de carbono emitida para a atmosfera.
O presidente da Cubasolar no território, Ramón Acosta, disse que através do projeto internacional Energia para Todos, que promove a resiliência energética através da utilização de fontes de energia renováveis, foram instalados painéis solares em 167 casas localizadas em comunidades rurais no norte de Ciego de Ávila.
Salientou que a utilização destes meios também beneficia estabelecimentos hoteleiros, círculos infantis, edifícios públicos e gado, através da utilização de cercas eléctricas que funcionam com esta tecnologia para o pastoreio do gado.
Uma das fontes de energia renovável mais avançadas em Cuba é a solar fotovoltaica, daí a importância de reforçar os seus investimentos, como parte da estratégia do país de que, em 2030, as energias limpas representem 29 por cento da matriz energética nacional.
rgh/nmt/glmv