Dedicado aos 210 anos de nascimento de Gertrudis Gómez de Avellaneda e aos 110 de Samuel Feijóo, dois grandes expoentes do gênero, o evento será realizado de 15 a 17 na Casa de la Poesía e na Casa Vitier García Marruz.
Segundo a programação cultural do Gabinete do Historiador da Cidade de Havana, a jornada de abertura reservou um painel de homenagem a esta poetisa cubano-espanhola na Casa da Poesia, e o fórum Projetos e iniciativas de comunicação cultural que tornam visível a presença das mulheres na poesia.
Posteriormente, os participantes poderão desfrutar de uma leitura na rua de Madera do Centro Histórico e Contador de Histórias, um espetáculo de narração oral, poesia e música que homenageará os dois autores, animado pelos artistas Lisette Núñez, Sinecio Verdecia e a Orquestra Juvenil de Violões.
Na sexta-feira, dia 16, serão apresentadas revistas literárias e catálogos de poesia das editoras participantes, acompanhados de um recital de poesia e do painel Iniciativas de promoção da poesia em ligação com outras artes no resgate do património local das comunidades, a partir da inclusão e da diversidade.
O dia terminará com uma leitura do principal gênero literário e o recital literário-musical El Quilombo de la Palabra, com Poesía Heard.
Apresentações de livros dos bardos participantes e um concerto do grupo Sendero Sonoro, do Chile, darão o toque final de ouro ao encontro internacional na Casa de la Poesía, no sábado, dia 17.
Entretanto, nesse dia será inaugurada na Casa Vitier García Marruz a exposição bibliográfica e ilustrações de Samuel Feijóo para a antologia Flor Escondida da Poesia Cubana de Cintio Vitier e Fina García Marruz.
Por fim, o público terá acesso ao painel Mito e ritual no imaginário poético das culturas ancestrais, moderado por Maykel José Rodríguez, à exibição do documentário de Raydel Araoz A Ilha e os signos, dedicado a Samuel Feijóo, e a uma homenagem a aquele escritor e artista plástico cubano.
A 32ª Feira Internacional do Livro de Havana terá o Brasil como convidado de honra e acontecerá no habitual sede da Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, juntamente com outros espaços que se juntam a este grande evento da literatura cubana.
oda/amr / fav