De acordo com a agência de notícias oficial Irna, Kiani acrescentou que a causa do incêndio no principal gasoduto da cidade de Boroujen está sendo esclarecida, mas a situação está sob controle.
O funcionário também disse que atualmente não há problemas com o fornecimento de gás em nenhuma parte da província, há apenas uma pequena queda na pressão do gás, que será resolvida em breve.
Os serviços de emergência estão no local”, diz Irna, “e nota-se que o fogo continuará até que o volume restante de gás no gasoduto seja queimado.
A cidade de Boroujen está localizada a 60 km do centro da província de Chaharmahal e Bakhtiari. O oleoduto danificado vai da província iraniana de Chahar Mahal e Bajtiari, no oeste do país, em direção ao norte, até as cidades do Mar Cáspio.
Saeed Aghli, diretor do centro de controle da rede de gás, foi citado pela televisão estatal iraniana como tendo dito que uma ação “terrorista e de sabotagem” causou explosões em vários pontos da estrutura.
A República Islâmica do Irã é alvo de constantes ataques, tentativas de assassinato e tentativas de desestabilização, pelas quais as autoridades persas acusam diretamente os Estados Unidos, Israel e algumas nações da UE.
Nos últimos meses, os serviços de inteligência desmantelaram várias redes terroristas com vínculos comprovados com o Mossad (inteligência israelense), a CIA e outras agências de espionagem europeias.
mem/fvt/bm