Segundo dados oficiais, o setor de transportes movimentou mais de 310 milhões de viagens de passageiros na véspera, quando se completou o quinto dia de férias.
Do total, cerca de 290 milhões foram reportados nas estradas, segundo uma força-tarefa especial criada em janeiro passado para garantir a segurança e as operações durante as festividades.
As ferrovias nacionais transportaram 14,245 milhões de passageiros na quarta-feira, marcando um recorde de tráfego diário durante a alta temporada de viagens.
Por outro lado, 1,6 milhão de viagens ocorreram por hidrovias e 2,32 milhões por vias aéreas.
Segundo o Ministério dos Transportes, durante cerca de 40 dias (26 de janeiro a 5 de março) o país espera nove bilhões de viagens de passageiros.
Outros dados governamentais mostraram uma nova onda de consumo de produtos e serviços básicos durante este período festivo, com as vendas de alimentos verdes orgânicos e jóias de ouro a aumentarem mais de 10% em termos anuais.
De acordo com o Ministério do Comércio, no primeiro dia do Ano Novo Chinês, o volume de negócios de alojamento de plataformas de comércio eletrônico aumentou mais de 60 por cento.
Nesse sentido, a cidade de Harbin, no nordeste do país, tornou-se um dos principais destinos turísticos deste inverno, festejada nas redes sociais pelas experiências invernais e pela calorosa hospitalidade dos habitantes locais.
Por outro lado, a pasta informou que os preços dos cereais, óleos comestíveis, carne de porco, carne bovina, cordeiro, frango e ovos permaneceram os mesmos de antes do feriado, enquanto o dos vegetais caiu 1,2 por cento.
Segundo as autoridades, há oferta suficiente em 100 grandes mercados grossistas em todo o país para responder à elevada procura de produtos como cereais, óleo comestível, carne, aves, ovos e vegetais.
O Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera é a festa mais importante do gigante asiático e este ano as celebrações estendem-se de 10 a 17 de fevereiro.
jf/idm / fav