Para o efeito, deslocaram-se na véspera músicos da Orquestra Nacional Jovem do Serviço Oficial de Radiodifusão, Espetáculos e Espetáculos, instituto público que se dedica à produção e divulgação de espetáculos artísticos e culturais, bem como à formação através das suas diversas academias.
Sua presidente, Adela Dubra, confirmou nas redes sociais que os músicos, sob a direção do maestro Ariel Britos, viajaram a bordo de um Hércules da Força Aérea Uruguaia até a Base Científica Antártica Artigas, designação oficial da sede deste país sul-americano no daquele continente., que completa 40 anos.
O concerto inclui peças internacionais em homenagem às diversas delegações que ali residem, incluindo a canção “Meu país” do renomado compositor e cantor uruguaio Rubén Rada.
A Base Artigas foi fundada em 22 de dezembro de 1984 na Ilha Rei George, nas Shetlands do Sul, a cerca de 100 quilómetros da Península Antártica e a mais de três mil quilómetros desta capital.
Será um concerto “Pela Paz e pela Ciência” e incluirá também, de composições uruguaias, uma suíte sinfônica do valenciano Roig Espí, baseada nas canções que compõem a trilha sonora da minissérie audiovisual “O continente de todos”, realizada pela equipe de Mídia Pública do país sul-americano.
Os músicos carregam consigo uma obra da artista plástica Grisel Pereyra, feita em vidro cristalino e pigmentos fotoluminescentes que expressam a pureza, a vida e as histórias presas e desconhecidas no gelo daquela região do planeta, que ficará na base como uma lembrança do concerto.
jf/ool / fav