A cerimônia oficial de recepção foi realizada no Palácio Ittihadiya, após a qual os dois líderes se reuniram para discutir questões comuns, de acordo com uma declaração do porta-voz da presidência egípcia, Ahmed Fahmy.
De acordo com o porta-voz, a visita do líder brasileiro coincide com o centenário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
Os dois líderes também discutirão esforços conjuntos para desenvolver e reformar o sistema de governança internacional à luz da participação do Egito e do Brasil no fórum BRICS, disse ele.
De acordo com a imprensa, a agressão israelense contra Gaza, a luta contra as mudanças climáticas e as relações bilaterais entre o Egito e o Brasil, especialmente as relações econômicas e comerciais, serão os principais tópicos das conversas.
Essa é a segunda visita oficial de Lula ao Egito após sua visita em 2003, embora ele tenha participado como presidente eleito da cúpula climática realizada no resort de Sharm El-Sheikh em dezembro de 2022.
O chefe de Estado chegou ao Cairo ontem e, como parte de suas atividades, visitou as Pirâmides de Gizé e o vizinho Grande Museu Egípcio.
Lula e sua delegação seguirão para Adis Abeba para participar como convidados da 37ª Sessão Ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, a ser realizada nos dias 16 e 17 de fevereiro.
jf/rob/bm